Timidez Eu? Nunca Mais!

Tempo de leitura: 5 minutos

Já imaginou eliminar a timidez da sua vida e ela nunca mais voltar?

Já assistiu um filme ou seriado em que tem aquele beijo tórrido tipo o dos 50 tons de cinza e sentiu um pequeno desconforto de isso estar acontecendo no meio de tanta gente?

Ou ainda aquele momento no filme American Pie em que o ator Jason Biggs, vamos dizer assim aproveita a torta de maçã e seu pai encontra ele bem na hora

Você teve a sensação de vergonha por ele não é mesmo?

Você já parou pra pensar sobre como você se tornou tímido?

Desde o nosso nascimento, somos influenciados pelo nosso ambiente, seja nossos pais, amigos, parentes, igreja, livros, filmes e no meu caso muita televisão.

Vivemos no meio da sociedade e adotamos padrões de comportamentos para nos adaptar ao ambiente em que estamos.

Isso faz com que assumimos verdades ou crenças para nossa vida sem muitas vezes nos perguntar se elas fazem sentido realmente.

Já percebeu que essas verdades absolutas podem ser totalmente relativas? Frase meio de Albert Einstein essa não é verdade?

Imagina época em que tinha a teoria que o planeta Terra era chata (e acredite ela ainda existe)¹, todas as pessoas que pensavam nisso era considerado um louco.

Imagina se Colombo tivesse esse pensamento será que ele teria descoberto as Américas? Em que pé estaríamos aqui no Brasil? E no restante do mundo?

Muito das verdade que colocamos para nós mesmos são apenas crenças limitantes (assista o vídeo de crenças limitantes para conhecer mais) em que não podemos fazer algo, ou ainda que não somos bons o suficiente.

Se você é tímido isso não é culpa sua. Esse é apenas um padrão ou conceito que temos de nós mesmos e eles podem ser superados e melhorados, só precisa do impulso certo.

E é claro QUERER mudar esse comportamento.

E você está cansado de ser tímido? Não faltam motivos para isso não é verdade?

Como o bullying, a rejeição, o branco na hora que vai falar com as pessoas, dançar na frente de desconhecidos, imagina então beijar e namorar!

Se isso já não fosse o bastante os tímidos também tem maior dificuldade em conseguir emprego na hora de passar pelo processo de entrevistas e seleções.

Mas não se desespere a timidez tem jeito, este é o primeiro passo de 20 passos que tive superar a timidez e dei um fim nela!

Passo 1 – Não seja egocêntrico

Tá sei que estou sendo bem forte colocando logo de cara um conceito que você pode não acreditar, mas isso realmente é um grande problema para uma pessoa tímida.

Porque segundo o dicionário aurélio egocêntrico é: que ou quem exibe atitudes ou comportamentos voltados para si mesmo, de modo relativamente insensível às preocupações dos outros.

O que acontece geralmente o tímido pensa que as outras pessoas vão a qualquer momento criticá-los ou rir da sua cara.

Que todo o mundo está contra ele, que ninguém vai estar interessado no que ele tem pra falar.

É claro que existe quem faça esse tipo de coisa, mas eles são minoria no mundo (ainda bem).

Essa é uma classe distinta de gente que eu gosto de chamar “fracos e sem talentos”, para não usar uma outra expressão, ou seja, não se importe com a opinião deles porque ninguém se importa.

A maior parte da população é bem mais compreensível e não vai se incomodar com as suas falhas.

Normalmente se você falar algo errado ou ainda fazer algo que não é convencional, dificilmente as pessoas estarão 100% prestando atenção em você, pelo simples fato que elas também tem falhas.

Assim como você elas desejam atenção e aceitação e também possuem medo de falar algo errado e que os outros não gostem delas.

Então pare de pensar que as outras pessoas estão te julgando, pois elas não estão! Na verdade elas estão mais preocupadas com suas próprias vidas.

Vamos a um exemplo bem simples de como isso realmente acontece.

Cheguei em casa depois de sair de bicicleta tudo sujo, minha mãe eu uma certa atenção, mas na maioria das vezes chegava assim mesmo, hehe.

Comecei a contar que estava na pista que sempre andava e caí, mas não me machuquei, apenas estava chateado porque estava passando um ônibus e algumas pessoas viram e deram risada, dentre elas dois amigos meus.

Ela estava tão preocupada com a palavra CAIR que ela começou a olhar longe, lembrando da nossa vizinha que tinha batido em um caminhão de bicicleta, que a única coisa que ela falou pra mim foi: “-tá vendo só, falei para não andar mais de bicicleta!”.

Eu não estava preocupado com a questão da vizinha e sim com as pessoas que deram risada, ao chegar no outro dia no colégio, pensei nossa será apenas zoação com a minha cara, e é claro como até o intervalo ninguém tinha se pronunciado sobre o assunto fui conversar com meus amigos que viram a cena.

Como tinha uma preocupação enorme com a opinião dos outros, pensei que meus amigos não estavam dando mais bola para mim.

Ao tocar no assunto, ambos deram risada, falaram que viram sim eu caindo e simplesmente tinham esquecido, pois para eles aquele momento dentro do ônibus estavam com o pensamento em outro lugar.

E você já se pegou passando por uma situação que uma pessoa estava contando uma situação e você estava longe.

Ou ainda ele falou em vergonha e você começa a lembrar de algumas vezes que passou por algo semelhante?

Então acredite em mim o mundo inteiro não está voltado para tudo que acontece com você.

Os próximos passos estarão disponíveis em breve, um abraço e até o próximo.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *